NOSSOS DIFERENCIAIS

Vêm do compromisso de propagação da Psicanálise e da experiência, direta ou indireta com ela, dos mais de cinquenta profissionais envolvidos na nossa escola.

1 - A erudição a serviço da prática

A Psicanálise é um método de tratamento clínico e é, também, um método de investigação, de procura. Trata-se de investigação clínica e extraclínica e, por isso, Freud interessou-se tanto pela cultura, pela religião, pela arte, pelas línguas...


Nossa escola está extremamente empenhada em suscitar essa preocupação em nossos(as) alunos(as). Por esse motivo, trabalhamos a leitura dos textos originais de Freud e de seus grandes estudiosos, bem como a literatura clássica mundial e brasileira. Além disso, recomendamos a visita a museus, a ida ao teatro e ao cinema, assim como o contato com toda a produção da arte humana. É necessário compreender a importância da História, da Matemática, da Filosofia e de todas as áreas de que for possível se apropriar!

Mas, embora a Psicanálise tenha uma teoria e seja fundamental a erudição, como salientamos,  ela é, antes de tudo, um saber fazer, uma prática, e, portanto, tudo está a serviço dessa prática. 

Assim, a formação oferecida pela DEEP não se restringe somente aos conceitos, mas salienta a importância de aplicá-los.
Desse modo, entendemos que os conceitos e os conteúdos não devem ter apenas uma apropriação cognitiva; eles devem ser incorporados de tal forma que possam definir a posição do(a) futuro(a) psicanalista no consultório.


Na formação teórica que a DEEP oferece, há mais de 30 (trinta) módulos criados por nossa equipe e estudados profundamente. Tais módulos visam organizar a compreensão do pensamento freudiano e pós-freudiano por meio de uma vasta bibliografia, que abrange:

  • história da Psicanálise;

  • aparelho psíquico;

  • formação do ego;

  • pulsões;

  • sintomas;

  • transferência;

  • sistema de defesa.

Esses são alguns dos temas estudados no decorrer desses 36 (trinta e seis) meses, sem esquecer a ênfase na “integração de conceitos e práticas de consultório”, voltada à formação para atuação do(a) psicanalista no consultório. 

2 - O autoenfrentamento do aluno em foco

Entender que o(a) aluno(a) vai, com seus futuros pacientes, até onde ele(a) foi consigo mesmo(a), traz a dimensão da possibilidade de enfrentamento que o(a) aluno(a) poderá ter durante o curso. Esse autoenfrentamento se dá não só para os(as) alunos(as) que pretendem atuar no consultório, mas também para todos(as) aqueles(as) que procuram a Psicanálise como instrumental!
 

A integração e a introjeção dos conceitos em paralelo com a análise didática do(da) aluno(a), validada pelos analistas obrigatoriamente credenciados pela escola, juntamente com a supervisão dos atendimentos obrigatórios, imprescindíveis à obtenção do certificado da DEEP, formam o tripé psicanalítico proposto por Freud e adotado por nós. O enfrentamento de si mesmo e das idealizações e a desmontagem do que se pensa sobre si mesmo(a)são o caminho proposto pela DEEP para que o(a) futuro(a) psicanalista possa reproduzir esse percurso do outro lado, isto é, do lado do paciente. 

3 - Modalidades “presencial” e “online”

Estudar Psicanálise no século XXI: praticidade e facilidade sem perder a profundidade e a erudição.
Esse foi um grande desafio com o qual nos deparamos: como atender aos alunos que não podiam estar presencialmente nas aulas, por estarem até em outros países, e que nos procuravam para se formar, para se enfrentar?


Propiciando acesso presencial em nossa matriz no Itaim Bibi – São Paulo – e/ou online (redes sociais e/ou plataforma de ensino EAD), a DEEP soube criar um ambiente vanguardista, com uso das mais modernas tecnologias, para permitir os estudos e a formação de seus alunos, sem perder o rigor e a profundidade exigidos por uma formação em Psicanálise.   

4 - A comunidade DEEP

Pertencer é preciso!


Uma equipe a serviço do bem...
A comunidade DEEP compõe-se de perfis variados e complementares, fazendo parte de uma rede com mais de 100 (cem) profissionais e parceiros ligados, direta ou indiretamente, à Psicanálise.
Essa comunidade funciona como um fórum de interlocução e discussão de ideias, fundamental para a continuidade da formação dos profissionais ligados à nossa escola.


Talvez, porém, a mais importante característica dessa comunidade seja o compromisso com o fato de que temos de lutar por uma sociedade livre e mais justa, porque a Psicanálise não pode existir num estado não democrático devido à sua natureza. A Psicanálise é uma teoria crítica quanto à subjetividade humana, à nossa moralidade, às representações que fazemos da nossa sexualidade, às nossas ilusões, às representações sobre o nosso eu. Por isso, essa ciência, essa prática, só funciona num estado livre. E este é o nosso maior compromisso: com a liberdade, com o debate de ideias, com a ciência, com um mundo melhor para todos.

ENDEREÇO

R. Leopoldo Couto de Magalhães Júnior, 146 | 10º Andar Itaim Bibi São Paulo - SP - Brasil | 04542-000

CONTATOS

Email: contato@deepbrasil.com.br
WhatsApp: +55 (11) 99129 2263
Telefone:
+55 (11) 3556 6500

© Copyright 2020 DEEP Brasil - All Rights Reserved

  • youtube_deep
  • whatsapp_deep
  • facebook_deep
  • instagram_deep