SER UM PSICANALÍSTA

Exercer a profissão de psicanalista é consequência de um processo pessoal de enfrentamento individual que dará ao terapeuta a legitimidade para tratar outros pacientes. em outras palavras: o psicanalista ajuda o paciente a se enfrentar até onde ele mesmo se enfrentou… a tarefa de ser psicanalista consiste em vários fatores, mas talvez o mais relevante seja na sua formação ou “bildung” em alemão.

É ajustar as contas com suas próprias contradições em vivendo o mal-estar de se enfrentar sem auto-críticas, pode então ficar consciente da tentativa de doutrinamento que frequentemente ocorre do paciente pelo psicanalista no consultório. Também é preciso evitar a excessiva complacência e falta de rigor: por isso a formação em psicanálise é cara, longa e dura… é uma experiência para a vida toda e é importante estar numa comunidade comum que dê suporte nesse caminho. O analista deve buscar constantemente conhecimentos: língua, cultura, arte, religiões, matemática, em outras palavras, gostar de gente: não ficar com a massificação das respostas prontas: o psicanalista se constrói, mas nessa formação a tarefa mais importante segundo Freud, condição fundamental, é a análise do próprio terapeuta, a sua própria relação com o inconsciente sob transferência que levará o processo terapêutico dos seus pacientes até onde foi a sua. Pode-se ler livros e fazer várias formações, mas é pelo próprio processo que se pode repetir essa experiência do outro lado. A supervisão a qual o terapeuta deve se submeter, propicia um compartilhamento das dúvidas com outro psicanalista, que autorizará o analista a encontrar seu próprio estilo, que o tira da sua própria idealização.

Portanto, entendemos que os conceitos não devem ter somente uma absorção cognitiva, mas deve haver uma incorporação dos conceitos de tal forma que haja uma tradução destes conceitos na própria linguagem, para que possam se desdobrar no discurso do psicanalista.

NOSSAS INFLUENCIAS

Como dissemos anteriormente na descrição do caminho de  formação de um psicanalista, embora nossa escola seja de diretriz freudiana, reconhecemos a importância de um contínuo processo de formação nas mais diversas áreas. Entendemos que o rigor teórico e a erudição são fundamentais, mas a capacidade de ir para o consultório num processo histórico de constantes mudanças, requer uma plasticidade de olhar para as conjunturas que se apresentam.

 

FALE CONOSCO

Rua Leopoldo Couto de Magalhães Jr, 146

 Itaim Bibi -  São Paulo - SP

Desenvolvido por Dmais1